Autores: Crísthophem Nóbrega e Izabel Camila
O entendimento do setor hoteleiro deve ocorrer de forma que este seja caracterizado, em principal finalidade por prestar o fornecimento de hospedagem e demais serviços inerentes à atividade de receber. Dentre estes o serviço de alimentação acaba por ser um dos mais importantes dentro de um empreendimento hoteleiro, independente do seu porte ou área de atuação. Diante deste conhecimento hotéis estudam e estabelecem a criação de novas formas de vivenciar a experiência de alimentar, onde a simples satisfação da necessidade biológica não é a única fomentadora, como também o desejo do hóspede de “provar” os hábitos alimentares da região receptora, entre outros fatores.
Munido desta informação é fácil perceber a existência de um ramo no turismo que se desenvolve a largos passos. Este sendo conhecido como turismo gastronômico, encontrando-se ligado ao prazer e à sensação de saciedade adquirida através da comida juntamente com a da viagem. Uma vez que podemos através de um prato descobrir histórias de civilizações, ritos, modas e modos.
A importância da gastronomia de determinado local toma-se a Bahia, por exemplo, é tamanha que esta chega a fomentar criações culturais como na composição de Dorival Caymmi:
“... Você já foi à Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Lá tem vatapá
Então vá!
Lá tem caruru,
Então vá!
Lá tem munguzá,
Então vá!
Se "quiser sambar”
Então vá!..”
Não?
Então vá!
Lá tem vatapá
Então vá!
Lá tem caruru,
Então vá!
Lá tem munguzá,
Então vá!
Se "quiser sambar”
Então vá!..”
(Você já foi a Bahia?)
Ou como em muitas outras letras do mesmo compositor que possuem como figura de forte representação todo o sincretismo que compõe a forte figura que é: A baiana do acarajé. Perceber, portanto este fato fomentou o processo em que algumas regiões se aproveitem de sua cultura, história e tradições, e a divulgam através da gastronomia, lançando um produto turístico distinto.
Um exemplo do aspecto gastronômico como fomentador do turismo na Paraíba é o evento que ocorre na cidade de Cabaceiras, ou como tem sido conhecida, a "Roliúde Nordestina". O evento conhecido como “Festa do bode rei” é realizado desde 1999, enaltecendo a figura desde animal, que é forte representante do estilo de vida no Cariri paraibano. Na ocasião inúmeros pratos tendo como base carne de bode é servida, desde os mais conhecidos aos mais inovadores, como é o caso do “Bodioca”.
Surge então a figura dos roteiros e festivais gastronômicos atraindo e direcionando mais e mais turistas desejosos de sabores e aromas diferentes do seu comum ou até mesmo considerados exóticos. Abaixo citamos alguns sites destes eventos pelo país:
Festa do Bode Rei - Cabaceiras |
FESTIVAIS GASTRONOMICOS DO BRASIL
http://viajeaqui.abril.com.br/blog/guia-quatro-rodas/tag/gastronomia/
Um comentário:
Parabéns pelo(s) texto(s), meninos... Gostei muito da escrita e o blog realmente é uma ótima ferramenta para compartilhar nossos conhecimentos!
Parabéns mesmo!
beijos!
(Seguindo)
Postar um comentário