sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um novo conceito de Hospital



Autora: Maria Áurea e Diana Meira

Para se ter um melhor entendimento sobre Hotelaria Hospitalar, faz-se necessário definir o que é hotelaria. De acordo com Taraboulsi (2009), Hotelaria é a arte de oferecer serviços repletos de presteza, alegria, dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e, principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar.
No Brasil a hotelaria hospitalar surgiu há menos de 10 anos, desde que o médico fosse competente e o hospital aparentemente limpo, nada mais importava para o paciente. A partir desse momento, o hospital começa a perceber que precisava corresponder não só às necessidades do cliente, mas também às suas expectativas. Com o objetivo de melhorar o atendimento hospitalar e proporcionar um ambiente mais humanizado foi inserido os serviços hoteleiros em hospitais, surgindo assim a Hotelaria Hospitalar. Portanto hotelaria hospitalar é introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria em hospitais com o consequente benefício social, psicológico e emocional para pacientes, familiares e funcionários. (Godoi, 2004).
Dessa forma, a união dos serviços hoteleiros com a medicina tradicional oferece aos pacientes não só a cura e médicos bens conceituados, mas oferece segurança, conforto, serviços mais eficientes, alegres, com muita dedicação e respeito, com isso gerando o bem estar e satisfação por parte de todos os envolvidos.
Para o bom desenvolvimento das atividades hospitalares em hospitais com a hotelaria hospitalar implantada, além dos profissionais da saúde como, por exemplo, os médicos, os profissionais da área da hotelaria são essenciais. Os hospitais que desejam implantar a hotelaria hospitalar devem adequar a sua estrutura física para melhor atender às necessidades dos clientes. E para que isso ocorra, as instituições de saúde precisam perder a cara de hospital e se parecer, cada vez mais, com um empreendimento hoteleiro.




Nenhum comentário: