sexta-feira, 20 de maio de 2011

Turismo de aventura: visita as belezas naturais



Autora: Meirís Gomes

Turismo de aventura é um segmento de mercado cujo atrativo principal é a prática de atividades com caráter recreativo e não competitivo.

Esse tipo de turismo é muito procurado por turistas de espírito aventureiro, que buscam mais adrenalina, desafio, emoção que proporcionam sensações diversas, explorar os limites do corpo e psicológicos, interação com o meio natural, rural, urbano, afim de se divertir e se aventurar com as maravilhas oferecidas pela região procurada.
Estima-se que o crescimento do turismo de aventura a partir de 1998 tenha sido de 20% ao ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) e da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES).
O segmento de turismo de aventura, possui características e consistência mercadológica próprias e merece destaque, em virtude da relação entre o turista e a natureza, oferece novas oportunidades de empregos aos profissionais do ramo turistico devido ao crescimento que vem adquirindo ao longo dos anos.
Por causa desse crescimento as cidades que ofertam esse serviço turístico passaram a se modificar para acompanhar as tendências e exigênncias dos turistas de aventura e do mercado. Empreendimentos foram construídos para fornecer produtos e serviços especializados aos turistas, já que estes, são impulsionados por estilos de vida mais saudáveis, além de se preocuparem com a preservação do meio ambiente e da cultura, que por muitas vezes definem os destinos turísticos mais procurados.
O Brasil é referência mundial na prática do turismo de aventura. Neste tipo de roteiro turistico incluem-se esportes como: rafting, rapel, mountain bike, mergulho, montanhismo, exploração de cavernas, bungee jumping, safári, bóia-cross, canoagem, balonismo, e parapente.
Os lugares mais frequentados pelos turistas dessa categoria no Brasil são: Manaus- AM, Porto Velho- RO, Serra do Cipó- MG, Delmiro Gouveia- AL, Jalapão- TO, Chapada dos Guimarães- MT, Bonito- MS, Santarém- PA, Chapada Diamantina- BA, Serra do Capivari- PI, Brotas- SP, Lençóis Maranhenses- MA.
Na Paraíba destacam-se no turismo de aventura as cidades de Araruna, que dispõe de caminhadas, rapel e escalada, é nela que esta localizada a Pedra da Boca, bastante conhecido pela população da região. Também temos a cidade de Bananeiras, com trilhas ecológicas, passeios fora de estrada, motocicleta, quadriciclos ou Montain Bike.
A cidade é rodeada de cachoeiras, bicas, açudes, barragens e um clima frio delicioso. Temos ainda o
Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba, localizado em Maturéia, na Serra do Teixeira. Foi transformado em Parque Estadual através da Lei 23.060 e possui uma área de 50 hectares de mata úmida.
Sem dúvida lugares maravilhosos não faltam para os amantes dessa modalidade que é o turismo de aventura, belíssimas paisagens que fazem o encanto, suprem os desejos e proporcionam o prazer e a superação pessoal de cada pessoa está espalhada pelo Brasil.

Nenhum comentário: