sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que você sabe sobre Cruzeiros?


Autora: Mayara Potyra

Na hotelaria existem vários segmentos, dentre eles a área de cruzeiros não está de fora! Contudo, quando falamos desta, talvez você lembre-se do TITANIC e simplesmente pare por aí!
Existe um mais, não só para viajantes, mas, sim para nós hoteleiros! Que tal embarcar nessa viagem?
Um dos primeiros navios projetados exclusivamente para cruzeiros marítimos foi o Prinzessin Victoria, em 1900. Na primeira metade do século passado as viagens transatlânticas, que duravam em média quatro dias, impulsionaram o mercado e fizeram com que os fabricantes adicionassem luxo aos navios, sendo o Titanic o ápice da época.
Sala de estar do navio Prinzessin Victoria


Com a popularização da aviação na década de 1960, as pessoas que necessitavam fazer viagens intercontinentais trocaram gradativamente os navios pelos aviões, levando as empresas de cruzeiro a uma forte crise. Após quase 10 anos de crise o mercado conseguiu reerguer-se apresentando os cruzeiros marítimos como uma opção de férias para a população dos Estados Unidos. Poucos anos depois o hábito de férias em cruzeiros popularizou-se em todo o planeta, aumentando cada vez mais a procura e atingindo diversas classes sociais.

Pelo fato da indústria dos cruzeiros marítimos estarem em expansão, não apenas mundialmente, mas também, aqui no Brasil, houve avanços nesse setor que tem levado o bastante desenvolvimento, como afirma Amaral (2002:92) “Pode ser considerado um dos maiores de toda indústria do turismo nos últimos vinte anos”.
Os navios estão sendo construídos cada vez mais com inovações a bordo, e a cada ano mais embarcações navegam pela costa brasileira, alguns desses em busca de hoteleiros. Todas as operadoras de cruzeiros (MSC, Costa, Royal Caribbean, Carnival e outras) sabem muito bem quais os quesitos que um cruzeiro deve levar em consideração para satisfazer os desejos de seus passageiros: alimentação, atendimento, saúde, hospitalidade, lazer, entretenimento, itinerário e conforto. Tão importante quanto estes itens citados são as instalações e os ambientes dos navios.
Criar uma atmosfera agradável dentro do navio com ambientes bem organizados e planejados é em parte função do hoteleiro, ou seja, o hoteleiro faz o diferencial na satisfação final do passageiro com o cruzeiro e consequentemente com a operadora do mesmo.
A jornada de trabalho dentro do navio é de 12 a 14h diárias, 7 dias por semanas. É necessário o domínio de língua estrangeira, inglês no mínimo. E os salários médios para técnicos, navegadores e pessoal de escritório variam entre U$ 350 e U$ 500 por semana. As acomodações no navio são cabines pequenas, compartilhadas entre dois funcionários ou mais, algumas possuem TV e os banheiros são compartilhados. A vantagem de trabalhar em um cruzeiro é que normalmente ao sair do embarque, estas pessoas conseguem trabalhos melhores.




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