quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pequena História da Hotelaria

Hotel Glória anos 40

Autores: Jocilene Santos e Adônis Rosenstel


Acredita-se que a hotelaria surgiu da necessidade que os viajantes tinham de procurar abrigo, alimentação durante as suas viagens.
O marco inicial da hospedagem para maioria dos autores são os Jogos Olímpicos, que foram de imensurável importância paro desenvolvimento do turismo mundial.
Na Grécia Antiga os visitantes de várias localidades iam ás Olímpias assistir aos jogos olímpicos, competições essas que duravam dias, para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e onde ficava a chama olímpica.
Mas tarde foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem noticia.
Para que haja uma hospedagem, é necessário que haja primeiro deslocamento. Outro marco de extrema importância para o desenvolvimento dos meios de hospedagem é o deslocamento do povo romano.
As estradas romanas foram sem dúvida o principio da hospedagem com fins lucrativos, porque naquela época só se hospedavam em casas de acolhimentos quem tivesse uma carta assinada por uma autoridade.
Os primeiros estabelecimentos de hospedagem surgiram no final da Idade Média na Europa. Eram as tabernas e as pousadas. Estas eram públicas com fins lucrativos, localizadas em povoados onde se ofereciam alimentos, bebidas e albergues a viajantes, cavaleiros e carruagens.
No final do século 19, os hóspedes se tornaram mais exigentes e dessa maneira surgiram os hotéis de grande porte e luxuosos.


No Brasil

No Brasil a hotelaria nasceu por iniciativas dos portugueses. Em solo brasileiro pessoas passaram a receber viajantes em suas casas. Por sua vez, os colégios e mosteiros, como o mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, recebiam viajantes ilustres no período colonial.
Das redes hoteleiras no Brasil, o estado de São Paulo é o pioneiro no desenvolvimento hoteleiro, pois as primeiras hospedagens ocorreram na capital paulista por volta do século 17. Detalhe interessante: Hospedarias mais requintadas de São Paulo só recebiam pessoas importantes e com carta de apresentação, como acontecia em outros países. No Rio de Janeiro o primeiro hotel de classe internacional foi inaugurado em 1816 pelo francês Louis Pharoux. E o marco da hotelaria carioca veio com a inauguração de dois hotéis que existem até hoje: Hotel Glória, em 1922, e no ano seguinte, o Copacabana Palace.
Notamos que a hotelaria já passou por alguns altos e baixos na década de 1940, mas os incentivos do governo fizeram a hotelaria crescer.
Em 1970, a criação da Embratur (Empresa Brasileiro de Turismo), aliada a incentivos fiscais alavancou ainda mais o mercado nessa época, surgindo os primeiros flats em São Paulo.
Momento importante para o fortalecimento das redes de luxo no país. Desde as primeiras hospedarias até os hotéis mais sofisticados, um ponto comum, que vai além das razões econômicas, permeou o desenvolvimento e a consolidação do mercado hoteleiro no Brasil. Atualmente o mercado encontra-se em momento de expansão, formar-se em hotelaria e turismo não constitui modismo de ocasião. Quem quiser estudar hotelaria tem muitas opções de cursos espalhados em todo o país.
No Brasil os cursos superiores de turismo em nível de graduação são muito recentes e datam dos anos 70. Em 1971, surge o primeiro curso de nível superior criado por uma instituição de ensino privado a Faculdade de Turismo do Morumbi, o primeiro curso superior de administração hoteleira foi criado pela Universidade de Caxias do sul em 1978.
No Brasil existem aproximadamente, entre cursos superiores e técnicos, 84 cursos de Turismo e Hotelaria.

Hotel Glória dias atuais



 

Um comentário:

Anônimo disse...

De qual livro foi tirado essas informações? Poderia me dar algumas referências