Visão do Cristo Redentor |
Autora: Gleycyanne Rezende
Diferente de outros segmentos do mercado turístico o turismo religioso tem como motivação principal a fé. E é em busca dela que muitas pessoas saem da sua casa, cidade, estado e até do país.
Desde os tempos bíblicos os povos de diversos países fazem viagens de caráter religioso rumo a mosteiros, conventos, lugares santos, em busca de paz, de graças e de conforto espiritual. Todas as religiões têm seus lugares sagrados: católicos vão a Roma onde há o maior fluxo de turistas e visitantes de todo o mundo, motivados a ver o Papa; os indus viajam para se banhar no rio Ganges; os árabes adeptos do islamismo sonham em ir a Meca; enquanto os judeus sonham em ir a Jerusalém.
Candomblé, budismo, espiritismo, protestantismo, catolicismo, todas essas religiões e doutrinas se encaixam na procura do turista religioso brasileiro.
O Brasil é o país com a maior população católica, repleto de cidades sagradas, celebrações, encontros e muitas atividades que incluem viagens. O turismo religioso é um mercado que cresce a cada dia, está cada vez mais forte e movimentando a economia de lugares que são considerados pontos turísticos religiosos, com isso cria-se mais oportunidade de empregos e negócios para muita gente.
Alguns turistas viajam com a intenção de pagar promessas, participar de romarias, são pessoas mais simples que gastam seu pouco dinheiro apenas com o essencial, comprando comida imagens de santos, fitas, chaveiros, etc.
Outro tipo de turista religioso é aquele que viaja para conhecer lugares sagrados e históricos, esse tipo de turista geralmente tem boa renda, são dispostos a pagar mais pelos mimos da viagem.
Há uma infinidade de festas católicas no Brasil. Muitos peregrinam para Juazeiro do Norte, cidade conhecida como “Terra do Padre Cícero”, para visitar a estátua de Padre Cícero que movimenta romeiros todo ano. Juazeiro também é conhecida pela qualidade do seu artesanato cuja matéria prima é a madeira, o couro, o ouro, o papel e a palha que são trabalhados pelas artesãs locais para fazer belíssimos cestos, roupas, jóias, imagens sacras e chapéus. A maior parte dos turistas, são de poder aquisitivo baixo, viajam para fazer ou pagar promessas.
Outro lugar bastante visitado é Aparecida, que também movimenta romeiros o ano todo. O turista viaja para rezar, pagar promessas e para conhecer a Basílica de Nossa Senhora Aparecida que começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, e foi solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II. Nossa Senhora Aparecida é considerada pelos católicos a padroeira do Brasil.
Além desses dois lugares muito procurados pelos turistas da fé, existem outros pontos turísticos considerados de grande importância para os religiosos do Brasil. São eles: Cristo Redentor no Rio de Janeiro; Círio de Nazaré, em Belém do Pará – Nossa Senhora de Nazaré; Nova Trento em Santa Catarina- Santuário da Madre Paulina; Ouro Preto- Capela de São Francisco de Assis; Congonhas-MG, Romaria: Alameda das Palmeiras; Salvador- Memorial Irmã Dulce.
Na Paraíba destacam-se: Santuário de Padre Ibiapina - Final do Caminho do Brejo - Santa Fé, Memorial Frei Damião - Início do Caminho do Brejo – Guarabira, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima- Araruna, a Cruz da Menina- Patos, o Cristo Redentor- Itaporanga, Santuário de Santa Fé- Solânea, a Igreja de Nossa Senhora da Guia- Lucena, o Cruzeiro de Roma- Bananeiras, Pedra de Santo Antônio- Fagundes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário